Pesquisa - Gestalt
Gestalt - é um termo de origem alemã, sem correspondência exata em Português, formado a partir do substantivo feminino gestalt, que significa, etimologicamente, “figura (humana), forma, configuração”. Encerra o sentido do que se dá ao olhar, aquilo que é colocado diante dos olhos, “uma entidade concreta e individual que existe como algo destacado e que tem uma forma ou configuração como um de seus atributos”. É o conjunto de entidades físicas, biológicas, fisiológicas ou simbólicas que juntas formam um conceito, padrão ou configuração unificado que é maior que a soma de suas partes. Simplificando, o princípio básico da teoria gestaltista é que o inteiro é interpretado de maneira diferente que a soma de suas partes. O conceito de Gestalt foi primeiro introduzido na filosofia e psicologia contemporânea por Christian von Ehrenfels, mas o verdadeiro pai da Gestalt foi Max Wertheimer, cujo trabalho surgiu como resposta ao estruturalismo de Wilhelm Wundt ("um sistema no qual cada um dos elementos só pode ser definido pelas relações de equivalência ou de oposição que mantém com os demais elementos").No entanto, Wertheimer não foi o único responsável pelo surgimento do Gestaltismo. O desenvolvimento desta área da psicologia foi fortemente influenciada por outros grandes pensadores, como Immanuel Kant, Ernst Mach e Johann Wolfgang von Goethe.
Leis Básicas da Gestalt:
- Lei da Semelhança - A lei da semelhança dita que objetos similares se agruparão entre si.
- Lei da Proximidade - Elementos próximos tendem a se agruparem, constituindo uma unidade. Elementos vão parecer mais próximos e unificados quanto menor for a distância entre eles.
- Lei da Continuidade - Essa lei dita que pontos que estão conectados por uma linha reta ou curva, são vistos de uma maneira a seguirem um caminho mais suave. Em vez de ver linhas e ângulos separados, linhas são vistas como uma só.
- Lei da Pregnância - É chamado também de lei da simplicidade. Ela dita que objetos em um ambiente são vistos da forma mais simples possíveis. Quanto mais simples, mais facilmente é assimilada.
- Lei do Fechamento - Elementos são agrupados se eles parecem se completar. Ou seja, nossa mente ver um objeto completo mesmo quando não há um.
- Lei da Unificação - Na lei da unificação, mesmo uma imagem abstrata pode ser entendida pela mente humana pois preenchemos os espaços vazios instintivamente.
Exemplos de Gestalt aplicada ao design
Exemplos de Gestalt aplicada à pintura
Sem comentários:
Enviar um comentário